Recomendações para o seu Carro no Calor!

A prolongada exposição do seu veículo ao sol, pode trazer prejuízos. Porém, problemas mais graves podem ser evitados. Cuidar do seu veículo no calor vai muito mais além do que apenas se preocupar com sua estética. Os estragos feitos no interior e exterior do carro por conta do tempo de exposição ao sol, pode apresentar um desfavor no valor do veículo, em torno de 25%. É mais favorável garantir a boa manutenção do veículo, garantindo assim, menos custos da parte do proprietário a um prazo vagaroso. Temos como exemplo a parte externa do carro que é a mais afetada; em sua maioria nas borrachas de fixação dos vidros e na pintura. O carro acaba criando pequenas manchas de queimadura e as borrachas, por sua vez, ressecam gerando rachaduras e furos permitindo a entrada de água, caso chova. Você pode evitar esses problemas, seguindo as dicas abaixo:

 

CUIDADO AO LAVAR O CARRO

Não lave o carro sob o sol. Parece besteira, porém, os raios solares causam um grande desgaste na pintura do veículo e, com o uso de produtos químicos o processo torna-se acelerado, podendo levar ao aparecimento de manchas. O recomendável é utilizar a cera de polimento pois a mesma cria uma camada protetora no automóvel, além de dar brilho.

 

PROTEGER OS BANCOS

O estofamento é o que mais sofre com os raios solares e as altas temperaturas. Com bancos de couro, os danos são bem maiores, sem levar também em consideração que há a possibilidade de queimar a pele dos passageiros. O indicado é utilizar capas protetoras de raios U.V. O preço é acessível e os bancos do veículo ficarão longe de rachaduras e manchas.

 

TAPA SOL NO PARA-BRISA

Considerada uma das opções mais fáceis e baratas, o tapa sol evita que o calor se aloje dentro de veículo, além de proteger o painel dos raios solares. Formado de um material dupla face, de um lado, em polietileno com bolhas de ar e do outro, PET-Alumínio. O tapa sol consegue reduzir até Quarenta Graus da temperatura interna do carro. O preço é bem acessível, chega a custar até menos de R$50,00.

 

TEMPERATURA DO MOTOR

Para não ter problemas graves, ante de dar a partida com o carro, é válido olhar o indicador de temperatura do motor. Em sua maioria, apenas um sinal luminoso no painel do carro indica esse problema, então é bom ficar atento. Caso essa luz se acenda, pare o veículo imediatamente e desligue-o para evitar danos nas juntas ou nos cabeçotes. O indicado é esperar o motor do carro esfriar, e não abrir o reservatório de água, pois há risco de queimaduras graves caso entre em contato com a pele. Só após o motor estar frio, você pode tentar completar com água. Vale conferir também o nível de água do radiador.

 

CALIBRE OS PNEUS

O atrito da borracha contra o solo é muito mais intenso em dias quentes. Por isso, sempre fique atento e mantenha os pneus devidamente calibrados. O indicado é verifica-los ao menos uma vez por semana e calibrá-los pela manhã, antes do veículo ter percorrido uma distância superior a 10km, pois o calor aumenta a pressão do pneu e o resultado acaba não sendo eficaz. Lembrando que manter a calibragem dos pneus em dia, ajuda na economia do combustível.

 

TROCA DE AR INTERNO

É recomendável, antes de dar a partida no veículo, que todas as portas do veículo sejam abertas após a exposição solar duradora. Deixe que o ar circule no interior do carro por pelo menos 2 minutos.

 

AR CONDICIONADO

Não ligue imediatamente o ar condicionado do veículo logo após entrar. Em primeiro lugar, deixe o ar circular, como na dica acima e siga os primeiros 5 minutos andando com os vidros abertos. Após esse tempo, sim, pode ligar o ar. Caso ligue o ar condicionado sem esperar esse tempo, pode-se causar um choque térmico por conta da troca rápida de temperatura.

 

O que achou das nossas dicas? Conte para nós através dos comentários e não deixe de segui-las, para que seu carro esteja sempre protegido!
Nos vemos no próximo post!