Para que serve o catalisador?

Blog

O catalisador é o responsável por converter gases nocivos em compostos mais limpos que podem ser emitidos para a atmosfera e causam menos danos ao meio ambiente. Ele fica localizado após a saída do coletor de escape do motor.

Ele é fabricado com metal e cerâmica, se aproveita da temperatura gerada pelas reações dos gases de escape, para acelerar a transformação dos componentes poluentes como CO, NOx CxHy em CO2, H20 e N2, tornando-os menos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Muitos motoristas tendem a preferir a andar sem o catalisador buscando uma melhoria de performance no motor ou até mesmo querendo economizar na troca, vale lembrar que desde 1997 a lei brasileira determina o uso obrigatório de catalisadores em todos os veículos, se encontrado de forma irregular fica passível de multa e 5 pontos na carteira.

Uma opção para quem procura mais performance é a troca por um catalisador “high-flow”, ele é bastante utilizado em veículos esportes já que com o fluxo maior dos gases a potência do veículo aumenta.

É recomendável a troca da peça até 80mil km rodados, do contrário o carro pode ter um aumento da rotação do motor em marcha lenta, aumento de consumo de combustível em até 10%, interrupção do funcionamento do motor após alguns minutos e lentidão ao se pisar no acelerador.