Como Calcular o Gasto Mensal do Seu Carro!

Realizar o cálculo de quanto custa manter o seu veículo é essencial. Em tempos de crise financeira, colocar tudo na ponta do lápis pode te ajudar a definir suas prioridades e manter o orçamento do carro, caso alguma fatura imprevista apareça.

O custo de um carro é bem maior do que se pode imaginar.
Podemos somar o valor da compra do carro aos impostos, como licenciamento e IPVA, além do seguro e de contas básicas como despesas na manutenção e combustível. Levando em consideração todos esses gastos, um veículo de potência e tamanho medianos, que custa de 30 a 40 mil reais pode custar até mil reais por mês! Essa conta inclui todas as despesas citadas a cima: Revisões, troca de pneus, seguro e demais manutenções de rotina. Quando o automóvel é deveras utilizado, essas contas podem ser justificadas, porém, pode-se pagar o mesmo valor por um carro que está parado em uma garagem ou em um estacionamento.
A grande maioria dos carros são utilizados apenas em 7% do dia, comparado a 24 horas, o que significa que não existe um retorno significativo para o investimento realizado no veículo.

Para circular tranquilamente com o seu veículo, o mesmo deverá estar em perfeitas condições para que não haja nenhum gasto surpresa. Levando isso em consideração, o indicado é que olhe a quilometragem para observar quando todos os reparos devem ser realizados. Por exemplo, o Óleo do automóvel deve ser trocado de acordo com a quilometragem que o próprio fabricante recomenda.
É simples, apenas calcule quantos quilómetros você roda mensalmente e se programe para a próxima troca. Lembrando que junto com o óleo, é igualmente necessário trocar o filtro de óleo. Essa troca deve ser feita pelo menos duas vezes ao ano, levando em consideração a regularidade com que usa o veículo. O mesmo vale para os filtros de ar condicionado.

Já o amortecedor, deve ser trocado a cada 40mil quilômetros rodados. O alinhamento e balanceamento do veículo devem ser feitos antes de viagens! O combustível é o gasto mais constante a ser feito, obviamente. Para calcular o quanto você gasta de combustível mensalmente (álcool ou gasolina), anote a quilometragem antes de encher o tanque! Fazendo isso, será possível calcular quanto você gasta por litro, considerando os quilômetros rodados no final do mês e a quantidade de combustível comprada.

A melhor forma de calcular o gasto mensal do seu carro, é fazendo uma planilha com o programa Excel. Caso não tenha acesso, faça manualmente. O importante é manter todos esses gastos anotados e sob controle, para evitar despesas extras!
Nessa planilha/tabela, coloque uma lista na vertical dos serviços que devem ser feitos, diante dos meses do ano na vertical!
Fazendo essa planilha, você poderá se planejar para gastos e terá o custo mensal de manutenção do carro!

Esperamos ter ajudado!
Fique por dentro das novidades do blog CarFix!