Freio ABS foi inventado a mais de 40 anos

 A Mercedes-Benz e a Bosch apresentaram o freio ABS no final de agosto de 1978

O freio ABS tem mais de 40 anos. O sistema que impede o travamento de rodas durante a frenagem foi apresentado pela primeira vez em um evento realizado no final de  agosto de 1978, pela Mercedes-Benz e Bosch.

Na época, as duas empresas alemãs explicaram didaticamente o princípio de funcionamento do dispositivo, nomeado com as iniciais de anti-lock braking system (ABS).

Sem ABS, frear o veículo bruscamente era uma tarefa muito difícil, especialmente sobre superfícies escorregadias.

Teoria do freio ABS

Voltando ao evento daquele final de agosto, a brochura distribuída pela Mercedes relatava o seguinte: “O sistema antitravamento utiliza um computador que monitora mudanças na velocidade de rotação de cada roda durante a frenagem. Se a velocidade de rotação diminui muito rapidamente (como no caso de frenagem sobre piso escorregadio) e a roda corre o risco de travar, o computador automaticamente reduz a pressão hidráulica de frenagem. Assim, a roda volta a acelerar e a pressão aumenta novamente. Esse processo é repetido inúmeras vezes numa questão de segundos”.

E continuava: “Embora pareça complicado, na prática o ABS é simples. Mesmo sobre a mais escorregadia superfície, o sistema permite ao carro não apenas parar com a máxima pressão de frenagem sem travamento de rodas, mas também possibilita ao motorista manter a trajetória do veículo mesmo esterçando o volante”.

Prática do freio ABS

No evento, além das explicações teóricas, o dispositivo foi testado na prática. Dois Mercedes andaram lado a lado sobre piso molhado, um com ABS e outro sem a novidade. Ao se aproximar de uma barreira, os dois frearam e tentaram desviar. O carro equipado com ABS obedeceu aos comandos de esterçamento do motorista e contornou os obstáculos, enquanto o modelo sem o sistema continuou na mesma trajetória apesar das rodas viradas, como pode ser visto na foto. Como resultado, o carro acertou os obstáculos.

O Mercedes Classe S foi o primeiro veículo a ter o sistema de freios ABS  no final do mesmo ano.

Dois anos depois, o dispositivo passou a ser oferecido como opcional em toda linha de automóveis da marca. Desde outubro de 1992, todos os automóveis da Mercedes têm ABS de série.

O sistema só passou a ser obrigatório no Brasil a partir de 2014.

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